Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião: Foi apresentada a Agenda de Eventos da Câmara Municipal para 2024

Foi apresentada, pela primeira vez, no Auditório Municipal de Baião, no passado dia 27 de janeiro, numa cerimónia que contou com todos os elementos do executivo municipal com pelouros atribuídos, a Agenda de Eventos da Câmara Municipal de Baião para 2024. Segundo a autarquia, trata-se do: “calendário mais completo de sempre, onde se aponta para a consolidação das realizações de referência, e se assume a ambição e o arrojo com novos eventos que garantem a afirmação do território a nível nacional e internacional em vários domínios.”

Na intervenção de abertura, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, demonstrou o “orgulho” na apresentação da Agenda, “momento especial que reforça o nosso compromisso com a população, mas também com os agentes turísticos e económicos que atuam em Baião”, afirmou.

“É também, mais um passo firme no desenvolvimento de uma política centrada na qualidade de vida, nas expectativas imateriais da nossa população e na consolidação da nossa identidade cultural”, assegurou o autarca baionense.

Sendo que estão fechados cerca de 85% dos eventos que irão decorrer ao longo do ano, a Agenda mantém em aberto, propositadamente, algumas datas onde poderão ser incluídas outras propostas que possam surgir e que se enquadrem nos objetivos.

  • Mais de uma centena de eventos:

Os eventos anunciados, mais de uma centena, apenas referentes a iniciativas direcionadas para o público em geral, correspondem a cerca de 136 dias de atividades e a mais de 125 artistas ou atuações, sendo que, além das atividades que irão decorrer nos dias da semana, todos os fins-de-semana haverá eventos.
Com a apresentação de Miguel Frazão, um dos atores do filme “A Minha Casinha”, rodado em Baião e já premiado no Festival Internacional de Cinema em Austin, nos Estados Unidos da América, cada um dos vereadores do município foram convidados a responder a algumas perguntas a propósito dos pelouros que lhe estão atribuídos, dando nota quer das novidades, quer da continuidade dos eventos já consolidados e que se mantêm acrescidos de um ou outro fator de valorização ajustado às pretensões da população. “Intervenções que evidenciaram a abrangência dos eventos, enquadrados nos principais eixos de desenvolvimento do município e que apontam para a crescente melhoria da qualidade de vida dos baionenses.” Também o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, elogiou o executivo municipal pela apresentação da Agenda e falou das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, para as quais está previsto um conjunto vasto de ações que vão desde uma exposição comemorativa no MACC Baião; a apresentação de peças de teatro no Auditório Municipal; atividades programadas nas escolas e no Auditório, entre outras. A agenda apresenta a continuidade dos eventos habituais e que estão já consolidados, como as feiras enogastronómicas – a Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião; o Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno e o Festival do Vinho Verde e das Tasquinhas, a Agro Douro Verde – Festival da Gastronomia de Caça, do Arroz de Aba e dos Produtos da Quinta, assim como, as Festas Concelhias e de São Bartolomeu.

A Revolução Grisalha – a realizar este ano em Ancede com a presença dos Quinta do Bill e com um tributo a Rui Veloso, além de outras presenças -, é mais um evento em destaque e que confirmará o sucesso da edição inaugural. Também a Semana Social e da Igualdade terá este ano a segunda edição, sendo reforçada com os eventos diários a envolverem a comunidade e a abrangerem todo o
território.

Na área do Ambiente destaque para a Conferência de Ambiente e Sustentabilidade, que vai na sua 3.ª edição, e terá como tema “Os Recursos Hídricos”, reunindo especialistas nacionais e internacionais em debate sobre a gestão dos recursos e a sustentabilidade do planeta. Um evento enquadrado no âmbito da distinção de Baião como Destino Turístico Sustentável. Neste contexto, foram também abordadas ações do município no incentivo e promoção das boas práticas ambientais e na redução da pegada ecológica. O Auditório Municipal e a Biblioteca Municipal António Mota, assim como o MACC, continuarão a acolher eventos, reforçando o papel incontornável como pontos de referência numa oferta cultural de qualidade, capaz de proporcionar excelentes programas, não apenas para os baionenses, mas também para os visitantes. O Auditório Municipal tem prevista uma programação recheada com cinema, teatro e espetáculos de humor.


A Feira do Livro – Feliba – continuará a marcar a divulgação literária, comrealização agendada para o Jardim de São Bartolomeu.

  • Semana do Desporto:

O Festival ByonRitmos e o Festival da Juventude, que “têm vindo a atrair mais público a cada ano, continuarão a oferecer motivos de diversão.” No âmbito das novas iniciativas, foi apresentada a Semana do Desporto, que incluirá atividades desportivas destinadas a todos os públicos a realizar por todo o
território, aproveitando as serras, rios, trilhos, equipamentos desportivos para promover a atividade física e desportiva. Com ligação à Semana do Desporto, será lançado o primeiro festival de música e desporto a realizar na Área de Lazer Fluvial da Ermida, em Santa Marinha do Zêzere. Em fase de estudo está também um grande evento de Gaming e ainda um evento internacional à volta do vinho verde.


Vai realizar-se um Festival Internacional de Cinema e Literatura Infanto-juvenil (JUVE).

  • Novo filme em Baião:

Está a ser preparado mais um filme com inspiração em Baião. O realizador José Freitas foi um dos convidados e deu conta de alguns pormenores da longa-metragem, que terá como título, “Chaga”, em preparação, e que contará com o apoio da Câmara Municipal, evidenciando o interesse que o território baionense continua a despertar junto dos agentes ligados ao setor.

  • MICE- MEETING, INCENTIVE, CONVENTION E EXHIBITION:

A Câmara Municipal de Baião pretende afirmar o concelho como destino para eventos MICE – Meeting, Incentive, Convention e Exhibition, criando parcerias para a realização de conferências e congressos, utilizando todo o potencial existente no território, como os equipamentos, a hotelaria, restauração e património. Baião irá acolher reuniões e conferências científicas, dinamizadas pelo município ou por entidades externas. Neste âmbito, está já agendado para outubro, em Baião, o 16.º Congresso Português de Psicodrama, que, além de toda a envolvência científica, servirá para homenagear os quarenta anos de dedicação à profissão do ilustre baionense, Teixeira de Sousa. Também a valorização e divulgação do património fazem parte da agenda do município, estando para breve a inauguração das obras de conservação e restauro do património de que foi alvo a igreja paroquial de Santa Marinha do Zêzere, assim como o seu órgão de tubos. O conjunto de eventos programados, foi preparado para ir ao encontro das expectativas dos baionenses, mas também dos visitantes, no sentido de que seja uma oferta complementar ao trabalho dos operadores turísticos e do tecido económico concelhio.

Neste âmbito, está agendada para o dia 31 de janeiro, uma reunião entre o Pelouro do Turismo e da Cultura e os Operadores Turísticos, na qual serão abordadas as políticas e a envolvência da oferta apresentada pelo município. Satisfeito pelo conjunto de eventos que vão marcar o ano de 2024, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, garantiu que “reflete o compromisso em promover a qualidade de vida dos munícipes e residentes, preservar as tradições, atrair visitantes e consolidar Baião como um polo turístico, cultural e desportivo regional”, sublinhou.