Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião: Tem até ao dia 2 de fevereiro para contribuir no processo da Estratégia Municipal de Educação Ambiental

Celebrando o Dia Mundial da Educação Ambiental, que se assinala a 26 de janeiro, Município de Baião reafirmou “o seu compromisso na construção de um futuro mais sustentável, através da criação de uma Estratégia Municipal de Educação Ambiental”.

 As Nações Unidas aprovaram, a 25 de setembro de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que redirecionam a humanidade para o caminho de sustentabilidade do Planeta – a Agenda 2030 – sob o lema de não deixar ninguém para trás”.

Organizados em princípios enquadradores, os chamados 5P – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – os ODS revelam uma visão integradora e holística das várias dimensões do desenvolvimento sustentável – económica, social e ambiental, com o objetivo de acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos e de todas, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Segundo a autarquia baionense, a “Estratégia Municipal de Educação Ambiental (EMEA), é um documento essencial para o desenvolvimento ambiental e sustentável do concelho, capaz de moldar as mentalidades, inspirar à ação e promover sociedades mais resilientes e sustentáveis tendo por base a Agenda 2030 e o processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável”.

Assim, a EMEA “pretende ser uma ferramenta chave na educação para a sustentabilidade de todos os munícipes, visando uma cidadania interveniente, consciente e informada, capacitando crianças e jovens, mas também a sociedade civil, os agentes económicos e instituições promovendo ações de carácter local, com impacte global, numa perspetiva “Think global, act local”.

A estratégia está disponível para consulta pública aqui.

Se tem uma ideia de projeto ou iniciativa, partilhe connosco e faça parte deste processo, através do e-mail geral@cm-baiao.pt, até ao dia 2 de fevereiro de 2024.