Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião: Biblioteca Municipal António Mota candidata ao prémio “Building of the Year 2024”

O projeto da Biblioteca Municipal António Mota, em Baião, está nomeado para o “Building of the Year 2024”, na categoria Arquitetura Cultural, no âmbito dos prémios promovidos pelo “ArchDaily”, sítio internacional da internet dedicado à arquitetura, fundado em 2008.

É para nós motivo de orgulho, não apenas pelo reconhecimento da qualidade da conceção e construção, mas também pelo que representa na promoção de Baião, despertando a curiosidade e atraindo visitantes que não se ficarão pelo conhecimento do edifício e das valências da Biblioteca, podendo desfrutar de todo um território”, sublinhou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.

O equipamento cultural, criado de acordo com o projeto realizado pelo gabinete “Traço Alternativo Arquitetos Associados” do Porto, foi inaugurado a 14 de janeiro de 2023, pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e tem como patrono o escritor baionense António Mota.

O edifício que acolhe a Biblioteca Municipal António Mota “resulta da reabilitação integral das instalações da antiga escola primária e da construção de um novo volume com três pisos, compreendendo uma área total de 1,065 metros quadrados.

A entrada principal, pela avenida 25 de Abril, mantém o traçado do antigo edifício escolar e dá acesso a um balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias, num piso complementado com terraço e acesso aos pisos inferior e superior, quer por escadas, quer por elevador, tendo uma rampa lateral para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

No piso inferior existe uma secção infantil e a área de animação para atividades diversas, assim como espaços de serviços internos (sala de receção, manutenção e depósito de documentos, área de trabalho, sala de informática, vestiários e arrumos).

No piso superior encontra-se a secção com livros para adultos e espaços de trabalho, arquivo e arrecadação“, salienta a autarquia baionense.

O concurso decorre até ao dia 14 de fevereiro. Pode votar na Biblioteca Municipal António Mota, aqui.