Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Marco: Alunos da Escola Básica Vale do Côvo participaram na atividade “Os Amigos Brinquedos vão ao Hospital”

Decorreu no passado dia 21 de fevereiro, a atividade ‘Os Amigos Brinquedos vão ao Hospital’, uma iniciativa promovida pelo Município do Marco de Canaveses e dinamizada pelo Núcleo de Especialistas de Saúde Comunitária (NESC), da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, na qual participaram os alunos que frequentam a Escola Básica de Vale do Côvo, na Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão.

A atividade teve como objetivo desmistificar algumas ideias preconcebidas das crianças do ambiente hospitalar, retratando todos os espaços do hospital, desde a receção, a sala de espera, a triagem, a sala de cuidados médicos e a sala de cirurgia.

“As crianças que faziam de ‘pais e mães’ dos ‘filhos bonecos’, passavam pela triagem para receberem a pulseira que era atribuída e, de acordo com a gravidade da situação, eram encaminhadas para as salas de cirurgia ou tratamento. Aí faziam todos os tratamentos, com os equipamentos e materiais hospitalares, adequados às suas doenças, como injeções, soro, gesso, raio X, medição de febre, ou outros“, explicou a autarquia marcuense.

A Vereadora Municipal, Clara Marques, responsável pelo Pelouro da Educação e da Saúde, acompanhada pela Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Alpendorada, Maria Luísa Cardoso, e pela Coordenadora do Primeiro Ciclo do Agrupamento, esteve presente na atividade.

Os Amigos Brinquedos vão ao Hospital é um projeto muito educativo, onde as crianças assumem o papel de pais, cabendo-lhes a responsabilidade de levar o seu ‘boneco doente’ ao médico ou enfermeiro. Pretende, por um lado, aproximar as crianças do ambiente hospitalar, de forma a reduzir a ansiedade, tão característica nesta fase, assim como combater os medos e, por outro, procura também mostrar aos mais pequeninos que, ao tratarem bem os seus bonequinhos, também os tratam bem a eles, quando for necessário recorrerem ao hospital”, referiu.

Foto: Município do Marco de Canaveses.