Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Penafiel: Primeira oficina de Estética para mulheres com cancro contou com a participação de 30 utentes

O auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel, foi palco no dia de ontem, da primeira Oficina de Estética para mulheres com cancro, uma iniciativa que teve como objetivo “elevar a autoestima das mulheres que estão em tratamento oncológico“.

Foto: ULS Tâmega e Sousa.

Segundo a ULS do Tâmega e Sousa, os resultados foram visíveis, com a satisfação das utentes que serviram de modelos e da plateia, de onde se ouviu “o cancro não me vence, eu vou vencer o cancro”.

A enfermeira diretora da ULS Tâmega e Sousa, Benvinda Ribeiro deu nota de que “um rosto iluminado ajuda a iluminar a vida”, numa iniciativa, onde as mulheres aprendem com maquilhadoras profissionais a tirar partido do seu rosto, “escondendo defeitos e realçando qualidades, deverá repetir-se, “por forma a chegarmos a mais mulheres, nomeadamente a utentes que morem em zonas mais rurais dentro da nossa área de influência”.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Perfumes & Companhia e a Coopeduforma, Cooperativa de Solidariedade Social e Educação, sendo da responsabilidade de Benedita Aguiar, psicóloga clínica que é também maquilhadora profissional, uma escolha que, revelou, foi influenciada pela avó paterna. “Quando eu tinha seis anos, a minha avó teve um cancro e o impacto dos tratamentos na sua aparência foi muito grande, de tal forma que a minha tia só a deixava ver-se ao espelho depois de a maquilhar”.


Nesta primeira oficina participaram cerca de 30 utentes do Hospital de Dia de Oncologia do Hospital Padre Américo, bem como as profissionais de saúde que acompanham estas mulheres nos vários tratamentos.