Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

SwimRun Tâmega 2024 decorreu no passado fim de semana e contou com a participação de 150 atletas vindos de 11 países diferentes

No passado fim de semana, o concelho do Marco de Canaveses recebeu a edição 2024 da SwimRun Tâmega, uma prova de corrida e natação reconhecida internacionalmente, que percorre o rio Tâmega, entre os concelhos do Marco de Canaveses e Penafiel.

Esta prova, que foi disputada junto do Parque de Lazer de Alpendorada, contou com a presença de 150 participantes, vindos de 11 países diferentes, sendo eles: Portugal, França, Inglaterra, Estados Unidos da América, Austrália, Espanha, Suécia, México, Bélgica, Irlanda e Chéquia.

No sábado, dia 1 de junho, o dia foi dedicado às crianças, visto ser o Dia Mundial da Criança e por isso foi disputada a SwimRun Kids, uma versão do SwimRun adaptada para as crianças e que contou com 45 participantes onde se incluíam cinco crianças estrangeiras, de França e Inglaterra e de cinco crianças marcuenses. Para além desse desafio o dia foi “uma grande festa repleta de insufláveis e muita animação”

No domingo, dia 2 de junho, 115 atletas participaram na SwimRun Tâmega, divididos entre as vertentes sprint, 19KM ou 42KM e Maratona de 42KM.

No evento marcou presença Vanessa Fernandes, triatleta medalhada olímpica, o que para a organização do evento “foi uma surpresa que apadrinhou a corrida e desejou boa sorte a todos os participantes, acrescentando um brilho especial ao evento.”

Vanessa Fernandes, triatleta medalha olímpica.

Ao longo do percurso, os atletas foram surpreendidos com uma banda na capela do Senhor dos Remédios, em Rio de Moinhos, um saxofonista, uma violinista e um guitarrista, para além de um DJ na chegada “proporcionando uma experiencia enriquecedora e inesquecível”, como salienta a SwimRun Tâmega.

Para garantir a segurança dos participantes, a organização do evento mobilizou 4 motos de água, 4 caiaques, uma ambulância extra, 2 batedores de bicicleta, 2 buggys no percurso e mais 3 pontos de hidratação, além de um reforço de voluntários. O evento contou também com a presença de 20 elementos da GNR, 20 bombeiros com 4 ambulâncias e 3 embarcações mais 6 caiaques do clube de canoagem de Alpendurada e 3 embarcações civis.

De recordar que, a edição de 2023 da SwimRun Tâmega foi distinguida com o prémio de Melhor Corrida do Ano na Europa, atribuído nos “SwimRun Annual Awards”. Foi também a partir de 2023 que a SwimRun Tâmega começou a fazer parte do circuito ÖTILLÖ Swimrun Merit Races, o que permite a qualificação para o Campeonato do Mundo de SwimRun.

A Oceanos Sem Plástico, parceiro do evento, organizou uma limpeza com as crianças no dia 2 de junho, retirando mais de 50kg de lixo do Tâmega. A organização do evento também participou na limpeza do percurso, recolhendo cerca de 350kg de lixo.

A SwimRun Tâmega destaca que o evento “não foi só uma competição, foi um verdadeiro espetáculo de resiliência e trabalho em equipa“. A organização do evento deixou ainda uma palavra de apreço aos participantes, parceiros e voluntários: “Parabéns a todos os atletas que enfrentaram este desafio com coragem e determinação. Agradecemos também aos nossos parceiros, voluntários e a todos os que contribuíram para o sucesso deste evento inesquecível”, afirmou a SwimRun Tâmega.

Fotografias: SwimRun Tâmega.