Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

(C/áudio) Baião: Santa Leocádia inaugurou a requalificação da Avenida Gregório da Fonseca e homenageou Luís Rocha Monteiro

A requalificação da Avenida Gregório da Fonseca, em Santa Leocádia, no concelho de Baião, orçada em cerca de 115 mil euros, foi hoje inaugurada, numa cerimónia que integrou, também, a homenagem póstuma a Luís Rocha Monteiro, investigador natural da freguesia, que se destacou nas áreas do
ambiente e ecologia.

A inauguração da requalificação marcou o primeiro momento da tarde, com o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira, e a primeira secretária da Assembleia Municipal de Baião, Ana Marta Silva, a descerrarem a placa.

Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira, e a primeira secretária da Assembleia Municipal de Baião, Ana Marta Silva.


Seguiu-se a visita aos trabalhos efetuados, que incidiram na requalificação da via, desde o Centro Cívico até à interseção com a Estrada Nacional (EN) 108, junto à Capela de São Jorge, como explicou Luís Pereira à Radio Montemuro, destacando, ainda, os próximos trabalhos a serem efetuados, bem como a importância da homenagem realizada a Luís Rocha Monteiro.

Presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira.

Familiares e amigos juntaram-se à homenagem pública a Luís Rocha Monteiro, que se destacou como investigador nas áreas do ambiente e da ecologia.
Faleceu com 37 anos, mas deixou um legado que ainda hoje é recordado ,sobretudo ao serviço da Universidade dos Açores, onde desenvolveu um trabalho científico sobre uma nova espécie de ave marinha que descobriu e que, em sua homenagem, recebeu o nome de “Painho-de-Monteiro”.

A homenagem hoje realizada contou com o descerrar de uma placa, que contém a fotografia do homenageado e uma nota biográfica.


Coube ao irmão Paulo Rocha Monteiro dirigir umas palavras às pessoas presentes, mas a emoção foi mais forte. Foram lidas mensagens de colegas e amigos de Luís Rocha Monteiro, num momento marcado pela emoção e que contou com a presença dos irmãos e da mãe do homenageado.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, exaltou a importância da obra realizada no centro de Santa Leocádia, bem como a homenagem feita a um cidadão daquela freguesia, que fez um trabalho notável e que também mereceu, em 2023, uma distinção pela Câmara Municipal de Baião, na
cerimónia de celebração do Dia do Município, com a medalha de Mérito Ambiental.


Paulo Pereira, edil baionense.

As iniciativas terminaram com um verde de honra, que juntou dezenas de pessoas.