Inserida no programa da tradicional Feira Anual de S. Cristóvão, no próximo dia 25 de julho, terça-feira, pelas 13h00, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade irá proceder à entrega de incentivos aos produtores de gado, num investimento total 25.898,50 euros.
Os produtores de gado de raça arouquesa e de gado ovino e caprino receberão os incentivos, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Bovino Tradicional – Raça Arouquesa e do Gado Ovino e Caprino, num total de 848 animais, dos quais 229 são bovinos autóctones de raça arouquesa.
A medida tem como objetivo “ajudar os produtores de gado, dando um contributo para a economia rural da região, que tem uma grande tradição na criação de gado, sobretudo na Serra de Montemuro e, consequentemente, contribuir para a fixação da população e para o desenvolvimento da produção agropecuária”.
Do programa da feira consta, ainda, um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa, a decorrer pelas 09h30 e respetiva entrega de prémios, pelas 12h00, missa campal às 11h00 e mostra de reprodutores pelas 16h00.
A Feira de S. Cristóvão celebra-se na na Capela de S. Cristóvão, situada na Serra de Montemuro, sendo uma tradição que perdura há mais de um século na região, realizando-se a 25 de julho. Neste dia convergia para aqui a população das redondezas em procissões de penitência, celebrando uma eucaristia na Capela de S. Cristóvão e aproveitavam a realização de uma feira de gado nas proximidades para efetuarem os seus negócios, conviverem e comerem os seus merendeiros.




