A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) procedeu à distribuição dos manuais escolares do Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira na passada quarta-feira, 20 de dezembro.
Estes materiais escolares resultam de uma iniciativa “pioneira de sensibilização ambiental focada na juventude da região da Serra da Aboboreira por forma a que estes possam apreender mais sobre o seu património natural, cultural e paisagístico”.
O grupo de trabalho da AMDT deslocou-se aos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, municípios envolventes do projeto da Serra da Aboboreira, para entregar os materiais para que posteriormente possam ser entregues a todos os alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. No total, são abrangidos por esta oferta, 44 turmas de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, para um total de 1240 alunos.
Através destes cadernos de atividades, os alunos dos 6 aos 15 anos são podem conhecer mais sobre o seu território e a desenvolver atividades relacionadas com a preservação ambiental, seja por meio de atividades nas escolas ou junto da família.
Esta ação de entrega de materiais está incluída no projeto mais amplo sobre a consciencialização da comunidade para as questões ambientais, por isso haverá também sessões de formação que vão equipar os professores com ferramentas e métodos eficazes para a promoção do território.
A AMDT tem, ainda, programada uma exposição itinerante com o objetivo de chegar a um maior número de pessoas, passando por várias localidades, “aumentando a consciencialização e apreciação do nosso património natural entre as comunidades locais, nomeadamente, dos três municípios que abrangem a Serra da Aboboreira”.
Sendo já a Classificação da Paisagem Protegida da Serra da Aboboreira uma realidade, esta iniciativa da AMDT ganha uma maior importância no sentido de sensibilizar toda a comunidade escolar e familiar local para a preservação do seu património natural, conhecendo as suas características, a sua fauna, flora e potencialidades para os visitantes e consequente desenvolvimento local.
A Presidente do Conselho Diretivo da AMDT, Cristina Vieira, afirma que: “é com grande satisfação que partilho a inovadora iniciativa de sensibilização ambiental centrada na notável Serra da Aboboreira, uma joia do nosso território. Este projeto, dedicado à educação e ao envolvimento dos jovens dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, não é apenas um compromisso com o meio ambiente, mas também um investimento no futuro sustentável da nossa comunidade. Através de parcerias estratégicas com agrupamentos escolares, estamos a dar vida a uma série de atividades educativas que prometem inspirar e capacitar a próxima geração a serem protetores conscientes do nosso património natural. Acredito firmemente que, ao nutrir esta ligação entre os jovens e o meio ambiente, estamos a semear as sementes de um futuro mais verde e próspero para todos nós”.






