
O Município de Cinfães ativou, no dia passado dia 25 de março, o Plano Municipal de Emergência COVID-19. Este mecanismo acentua o esforço de diminuir e impedir os contágios pelo novo coronavírus.
O documento permite reforçar e organizar todos os meios e recursos disponíveis no concelho, para apoiar as unidades de saúde na preparação e operacionalização da receção, triagem e encaminhamento de doentes para as unidades de saúde de referência.
Estão previstas, também, respostas ao nível do apoio social à população em geral, com especial atenção às populações de risco, nomeadamente aos idosos com suporte familiar insuficiente ou inexistente e outros cidadãos com necessidades especiais.
Esta é a fase mais decisiva no que toca ao impedimento da propagação do vírus. A transmissão agora está espalhada por todo lado e qualquer um de nós, independentemente de apresentar sintomatologia ou não, é um potencial transmissor da doença.
Torna-se cada vez mais importante a adoção de medidas de contenção como:
– Manter o afastamento de segurança entre pessoas;
– Lavagem e desinfeção das mãos repetidamente;
– Criar circuitos de sujos e limpos: ao chegar a casa, deixar sapatos de fora da porta, mudar com frequência de roupa e lavar de preferência de imediato;
– Desinfetar puxadores de portas e veículos, chaves, carteira, etc. com lixívia ou álcool a 70°.
As informações especificas do documento encontram-se disponíveis no site da Câmara Municipal de Cinfães.