Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Marco de Canaveses investe cerca de 920 mil euros nos transportes escolares

Foi aprovado em reunião da Câmara Municipal de Marco de Canaveses no passado dia 8 de junho, o Plano de Transportes Escolares de 2020/2021. Está previsto que diariamente, sejam transportados cerca de 2450 alunos, com um investimento associado de cerca de 920 mil euros.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, responsável pelo Pelouro da Educação, “este investimento no transporte escolar é, sem dúvida, essencial para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar, e vem reforçar e alargar a política de apoio às famílias, nas deslocações dos seus filhos para a escola, sendo uma alternativa aos transportes individuais”.

“Trata-se de mais um financiamento na Educação, fundamental ao desenvolvimento das crianças e jovens marcuenses, a juntar ao também realizado ao nível da aquisição de livros e material didático, das refeições escolares, do desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular, da aquisição de equipamento básico e da conservação e manutenção dos vários equipamentos e edifícios escolares distribuídos pelo concelho, numa política de continuidade e construção da escolaridade para todos e de contributo para a redução do abandono escolar”, reforça a autarca.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses garante a totalidade do custo do passe escolar de todos os alunos do 5.º ao 9.º ano do Ensino Básico, que residam a uma distância mínima de 3 Km do Estabelecimento de Ensino.
Para os alunos a frequentar o Ensino Secundário, a comparticipação é de 50% do custo do passe escolar, desde que não sejam assegurados por outros regimes de apoio, sendo necessária uma distância mínima de 3 km da escola mais próxima ou estudar em escolas fora do concelho, ou fora da área pedagógica, desde que comprovada a não existência da vaga ou curso.

No que respeita à realização dos circuitos especiais de alunos decorrentes do encerramento de escolas no âmbito da reorganização da rede escolar, designadamente nas Freguesias de Avessadas e Rosém, Bem Viver, Paredes de Viadores e Manhuncelos, Soalhães, Vila Boa do Bispo e Vila Boa de Quires e Maureles, a Câmara Municipal comparticipa em 51 mil euros.
Ainda na realização de circuitos especiais de transporte para alunos com dificuldades de locomoção, que beneficiam de medidas ao abrigo da educação inclusiva, o Município Marcuense irá investir cerca de 98 mil euros.

O transporte de alunos portadores de deficiência que frequentam respostas sociais fora do concelho, designadamente na Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP) e na Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCI) em Amarante, o apoio é de 50 mil euros.