
O Município de Penafiel tornou-se um dos primeiros da europa a aderir ao Green City Accord. O objetivo do movimento é a melhoria das condições de vida dos europeus e a aceleração da implementação de leis ambientais.
Assim, os municípios aderentes, terão de se comprometer em cinco áreas chave: qualidade do ar, qualidade da água, conservação da natureza e biodiversidade, economia circular e gestão de resíduos, e poluição sonora.
Entre as cidades portuguesas, apenas Penafiel e Torres Vedras estão inseridos no movimento e vão traçar um plano para a implementação de medidas e metas “ambiciosas” que ultrapassem os requisitos mínimos estipulados pelas leis comunitárias e, a cada três anos, dar contas à Comissão Europeia do progresso feito.
O Green City Accord é uma iniciativa da Comissão Europeia e espera ser uma ferramenta para a concretização do Pacto Ecológico Europeu. Segundo a organização “em 2030, as cidades serão lugares atrativos para viver, trabalhar e investir, e que apoiam a saúde e bem-estar dos europeus. Todos os europeus vão respirar ar limpo, ter acesso a água de qualidade, assim como a parques e espaços verdes, e experienciar menos ruído. A economia circular tornar-se-á uma realidade e o desperdício será minimizado, graças a uma maior reutilização, reparação e reciclagem”.