Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A autarquia de Castelo de Paiva lançou concurso para requalificação do Cavalete do Fôjo

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai avançar para a obra de requalificação do Cavalete do Fôjo. Esta é uma estrutura mineira desativada em 1968, localizada em Folgoso, na União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão, e foi inaugurado em Outubro de 1952 para dar melhor resposta à atividade da exploração do carvão nesta zona do território municipal.

A autarquia paivense vai avançar com a requalificação com financiamento assegurado e candidatura aprovada ao Plano de Desenvolvimento Rural. Foram lançados dois concursos, que se revelaram inconsequentes,  sendo que, na última reunião do Executivo Municipal liderado por José Rocha, foi deliberado a abertura de novo concurso público para esta obra de requalificação, pelo preço base de 296.873,97€, reforçando-se em cerca de 100.000€ face ao valor apresentado no último concurso.

 

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva tem planos para a zona mineira, sendo que pretende recuperar o edificado que se encontra degradado devido ao vandalismo e falta de manutenção do edificado,  numa intervenção que, segundo a autarquia paivense, insere-se numa estratégia de “valorização do legado do Couto Mineiro do Pejão”, que foi encerrado em Dezembro de 1994.

O objetivo da requalificação do Cavalete do Fôjo passa por recuperar o edificado sem retirar as características daquilo que era a exploração mineira, dotando o espaço mineiro de condições de segurança e de salubridade e, a partir daí, desenvolver uma estrutura que terá que envolver a comunidade local, preservar a importância histórica, cultural e paisagística deste local, em conjunto com a União de Freguesia de Raiva, Pedorido e Paraíso.

O prazo de execução da empreitada será de 365 dias e terá início com a assinatura do auto de consignação.