Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

“Gestos simples que salvam vidas”-124 alunos paivenses receberam formação de Suporte Básico de Vida

A Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe (ANESC) promoveu no dia de ontem, uma ação de formação em Suporte Básico de Vida (SBV), certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), NA Escola Secundária de Castelo de Paiva.

Sob o mote “ensinar gestos simples, que salvam vidas “, 124 alunos do 11º ano, aprenderam a sequência de procedimentos a efetuar, nomeadamente avaliar as condições de segurança para a vítima e para o próprio, avaliar o estado de consciência, perceber se respira, ligar112 e dar todas as indicações necessárias, até iniciar o suporte básico de vida, enquanto não chegam os meios de socorro diferenciados.

Castelo de Paiva foi o primeiro concelho a abraçar o projeto, ao qual se vão juntar outros municípios da região do Tâmega e Sousa, como Resende e Baião.

Liliana Vieira, Vereadora da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, destacou a importância e oportunidade desta ação de formação, na medida em que considera que, os jovens aprendem mais rápido e importa valoriza-los, de forma constante, com estas competências e conhecimentos, que podem ajudar a salvar vidas.

A responsável municipal lembrou que, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva no decorrer dos seus compromissos sociais e educativos, no âmbito da área da saúde e da proteção civil da sua população, decidiu implementar um projeto de formação em suporte básico de vida nas suas escolas, mostrando-se agradada pela adesão e interesse demonstrado pelos alunos participantes.

“Cada aluno formado e conhecedor dos procedimentos básicos de socorro pode contribuir para salvar uma vida “, realçou onem Filipe Serralva, Diretor Médico do projeto desenvolvido pela Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe (ANESC), reforçando que “o suporte básico de vida é simples de fazer e essencial, e não pode haver suporte avançado de vida sem suporte básico de vida”.

Esta parceria assenta no projeto da ANESC “SOMOS UM®”, um programa gizado para massificar o suporte básico de vida em todo o país, com o objetivo de ministrar formação a grupos de alunos de forma continuada, repetindo-a anualmente, “procurando desta maneira ser um importante instrumento de cidadania e literacia em saúde, despertando as novas gerações para a importância destas formações na preservação e proteção do nosso maior bem que é a vida”.

Recorde-se que, esta iniciativa contou, também, com o apoio da Ordem dos Enfermeiros (OE) e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e, durante esta cerimónia, será assinado um protocolo de colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e a Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe.

 

Marcaram presença o:

Engº José Rocha – Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva;

Drª Beatriz Rodrigues – Diretora do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva;

Enfº Pedro Luís – Presidente da ANESC;

Dr. Filipe Serralva – Diretor Médico do projeto SOMOS UM;

 

Enfº Jorge Brandão – Coordenador do projeto SOMOS UM;

 

Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida – Presidente da SPLS;

Enfº João Paulo Carvalho – Presidente da Secção Regional Norte da OE.