Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Baião apoiou mais oito agregados familiares em situação de vulnerabilidade

A Câmara Municipal de Baião, através do pelouro dos Assuntos Sociais, e no âmbito do Fundo Social de Baião e do Programa Via Verde Família, atribuiu apoios no valor de 5686 euros a mais oito agregados em situação de vulnerabilidade social.

Os apoios foram aprovados na reunião do executivo baionense do dia 27 de dezembro e visam “minimizar o impacto dos fatores geradores de exclusão, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos economicamente carenciados.”

No âmbito do Programa Via Verde Família, foram contempladas três famílias de refugiados ucranianos com apoio económico para suportar despesas de aquisição de produtos alimentares, uma vez que apesar de terem condições para confecionar as próprias refeições, não possuíam rendimentos e, por essa razão, solicitaram apoio para liquidar esta despesa. Com a concessão e processamento da prestação de RSI, estas famílias terão melhores condições para fazerem face a estes encargos.

No que diz respeito ao Fundo Social de Baião, foram também atribuídos apoios para comparticipação económica ao arrendamento, assim como para suportar despesas resultantes da frequência do ensino superior e de curso de especialização pós-secundário, uma nova medida integrada neste mandato, que proporciona apoio a estes alunos.

Segundo o vice-presidente e responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, “quem tiver mérito académico, possua Bolsa de Ação Social e apresente comprovadas dificuldades económicas, pode solicitar o adiantamento para pagamento de propinas ou outras despesas, mediante um mecanismo de compensação posterior, nomeadamente através de prestação de serviços de apoio à comunidade”.

Filipe Fonseca, deixou ainda o apelo para que “quem tiver dificuldade para cumprir com os seus encargos, desde que prove estar em situação de vulnerabilidade social, deve dirigir-se ao Gabinete de Apoio à Família para instruir o seu processo. Ninguém se deve sentir constrangido por o fazer, pois existem mecanismos para manter o anonimato das pessoas”.

Estes apoios sociais são instruídos pelo Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Baião, que funciona na nova extensão dos serviços municipais da Câmara Municipal de Baião, na Rua Eça de Queiroz, n.º 56, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

O atendimento é presencial e deverá ser agendado para o número 255 540 500 ou pelo email social@cm-baiao.pt